TIRE A SUA CONCLUSÃO: CURSO x FORMAÇÃO - Aldamarmo TIRE A SUA CONCLUSÃO: CURSO x FORMAÇÃO - Aldamarmo

TIRE A SUA CONCLUSÃO: CURSO x FORMAÇÃO

Por Alda Marmo | Publicado em 25/08/2015 | Categorias: Alda Marmo, Coaching Lab

Por que não uma Formação em Coaching?

Sou professora universitária, de pós graduação,  terapeuta, coach e mãe, gosto de passar adiante meu conhecimento, ainda mais quando é um conhecimento que pode contribuir com a melhora na vida das pessoas. Aliás esse se tornou um propósito de vida e quem já foi meu aluno, meu orientando, meu amigo, colega sabe bem disso.

Tenho um prazer tão grande pelo viver que não meço esforços para afetar, contribuir com a  vida das pessoas.

Mas a vida universitária e o convívio com colegas cientistas, pesquisadores e professores que, levam a produção de conhecimento bastante a sério, me mostrou que conhecimento é coisa séria e mas sério ainda é o conhecimento que AFETA a vida das pessoas.

Todo o conhecimento é importante, mas alguns afetam diretamente a vida das pessoas, a psicologia e mais recentemente o coaching serão contemplados aqui nesta reflexão e justificativa.

Como vocês sabem daqui há aproximadamente 2 meses vou oferecer um curso de coaching  (23, 24 e 25 de Outubro). Entre críticas e elogios recebo constantemente a mesma pergunta:

É um curso ou uma formação?
É UM CURSO!

Mais especificamente, um curso de COACHING PARA PSICÓLOGOS uma vez que especificamente este curso é exclusivo para psicólogos e psiquiatras.
Sim, me considero uma coach, passei pelas ‘formações’ que estão a venda no mercado, fiz todos os cursos e alguns mais de 1 vez, investi bastante tempo e dinheiro para entender melhor essa atividade, mas definitivamente não foi nenhuma delas que me tornou uma COACH.
Definitivamente não acredito que posso oferecer um curso de 4, 5, 6, 10 ou 15 dias ou 30horas e, ao final, afirmar que “formei um coach!

Acredito que posso e vou fazer parte do desenvolvimento de profissionais em sua trajetória e formação como coaches, mas nunca será o meu curso ou o de qualquer outra instituição que formará um coach.

Não se iluda! Nenhum diploma ou certificado impresso em papel de ouro ou pela instituição X International vai lhe tornar um coach.
Sim, será mais caro, mas não é isso que fará você se tornar um coach.

Primeiro: o Coaching não é uma profissão regulamentada, qualquer um pode se nomear coach, profissionais que treinam atletas e que são educadores físicos ou engenheiros, dentistas até aquelas pessoas que cansaram de não fazer mais nada em casa desde que façam um curso e aprendam as técnicas.
Bernardinho-1
Infelizmente esse é o ‘mercado’. E muitas vezes os colegas psicólogos ficam indignados e com certa razão. Certa pois, muitos coaches fazem muito bem o seu trabalho, mesmo não tendo uma formação formal sobre o comportamento humano.

Aliás um coach se forma com com trabalho sério, estudo, respeito, auto desenvolvimento, ética e resultados, de preferência muitos.
Captura de Tela 2014-04-15 às 14.34.26
Vou propor alguma reflexão e espero que você, a partir dessas informações construa a sua opinião e faça as suas escolhas!

Há movimentos, principalmente na Austrália e nos EUA, para que o Coaching se torne uma profissão regulamentada, mas isto ainda não aconteceu! Não existe no Brasil e em qualquer outra parte do mundo nenhuma instituição que represente, apoie ou dê suporte profissional (como ocorre nos Conselhos Federais e Regionais das diferentes categorias profissionais, como por exemplo o CRP, CRM, CREFITO e etc.) para a categoria de “profissional coach”, simplesmente porque o Coaching é uma profissão porém não regulamentada como a psicologia, a medicina a fisioterapia etc…

O que existe são, portanto, Centros, Institutos, Escolas e vários outros “nomes” para designar grupos de pessoas que ensinam como se ‘faz’ o coaching. No entanto, como dito anteriormente, não existe nenhuma agência reguladora ligada a, por exemplo, o Ministério da Educação, que fiscaliza e certifica estas instituições. No fim das contas têm-se, portanto, havido uma proliferação enorme de “escolas” de Coaching Brasil afora, oferecendo um curso de X horas e, ao final, uma certificação de Formação em Coaching.

O Coaching é um processo, com uma metodologia própria, compostos por uma série de ferramentas e um “modo de fazer” estruturado, customizado por quem o aplica e que pode e tem sido disseminado, passado adiante, ensinado, copiado, etc., etc., etc. Mas, na nossa opinião, não se pode dizer que alguém transformou-se em um coach com 30, 70, ou 90 horas de curso dentro de uma sala de aula. Aliás um bom terapeuta pode fazer o trabalho de um coach sem nunca ter estado em uma escola de coaching.

Existem instituições, escolas que oferecem conhecimento sobre esta metodologia, prática de ferramentas, mas nenhuma delas discute em profundidade nem a metodologia, nem seus instrumentos, nem tampouco apresentam dados de pesquisa científica que comprovem a eficácia do método.
Não pense que estou jogando areia na minha própria atividade! Eu sou coach, acredito no coaching e tenho certeza que ele é uma ferramenta MUITO VALIOSA para a mudança do comportamento e para a conquista de uma vida com mais sentido e valor.

Captura de Tela 2014-04-25 às 18.58.24

Considero  o Coaching como um ponto de virada na minha vida pessoal e profissional. De fato, foi um divisor de águas na minha vida e tem sido na vida dos meus clientes. Por isto, decidi tratar o Coaching com respeito, seriedade, e quero contribuir cada vez mais com o seu desenvolvimento.

Junto com colegas mestres, doutores e professores da Análise do Comportamento vamos olhar com cuidado e rigor científico para o Coaching e isso quer dizer que vamos MELHORAR AINDA MAIS esta atividade!

Definitivamente, a meu ver  o Coaching é muito mais do que um conjunto de ferramentas ou um modo específico de aplicá-las. Sei por experiência própria a grande transformação que este processo pode proporcionar para as pessoas.

Tenho convicção de que o Coaching é melhor ministrado e manejado por profissionais qualificados, com sólida experiência com pessoas, que conhecem a fundo o comportamento humano e gostem muito de lidar com gente.

 

Um Programa e não uma Formação

Por conta do que foi exposto até agora, quero muito fazer parte do processo da sua formação como coach e contar com você para construir o coaching comportamental!

O CURSO PARA PSICÓLOGOS será extremamente útil para todos aqueles que já atuam diretamente com pessoas, que já possuem alguma bagagem, que já tem um percurso profissional, mas que querem se atualizar, aprender mais e/ou reciclar seus conhecimentos, tudo o que vamos te ensinar deve ser aplicado na sua vida também!

 

Vamos juntos debater questões importantes, aprender ferramentas e planejar ações efetivas sobre a sua carreira ou negócio!

Sim teremos uma Certificação Internacional pois tenho um parceiro, mentor que é Master Coach e ministra formações pelo mundo e que contribuiu e aprovou o Curso para Psicólogos.

ertificado cac

Venha dar o primeiro passo, já que você é, em última instância, o único responsável pelo seu crescimento!

Está pronto para começar a fazer a diferença?

Um grande abraço, esperamos você!

Alda Marmo e Equipe

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

comentários

Alda Marmo © 2017 Todos os direitos reservados