O que o Coaching tem a ver com Mudança de Vida? - Aldamarmo O que o Coaching tem a ver com Mudança de Vida? - Aldamarmo

O que o Coaching tem a ver com Mudança de Vida?

Por Alda Marmo | Publicado em 22/08/2017 | Categorias: Alda Marmo, Coaching Lab, CTalk

O Coaching tem se tornado uma atividade por vezes duvidosa. Não paro de ouvir que agora todo mundo é Coach. São milhares de cursos e de pessoas oferecendo treinamentos e soluções milagrosamente transformadoras através de técnicas de Coaching.

Vamos lá, vou oferecer minha posição: Acredito que tenho certa propriedade para falar sobre mudança de vida. Sou psicóloga há 20 anos. Mestre em análise experimental do comportamento e Master Coach. Fiz não só 1, mas 12 cursos de Coaching. Além disso, fui aluna, professora e supervisora em uma das mais conceituadas escolas de Análise do Comportamento do Brasil o Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Desenvolvi e ministrei mais de 10 cursos de Coaching, inúmeras palestras e treinamentos. Iniciei, ensinei e compartilhei conhecimento, técnicas e Know-how com vários colegas da psicologia que passaram adiante o conhecimento.

A grande missão e propósito da minha vida há muito tempo se tornou “fazer com que as pessoas levem uma vida melhor”. Dedico energia, tempo e dinheiro para me capacitar na direção de fazer algo para que as pessoas encontrem um caminho de valor para suas vidas.

Vou dizer-lhes uma coisa bastante honesta: MUDAR É DIFÍCIL. Transformar vidas e mudar comportamentos é fruto de um trabalho árduo, persistência, conhecimento e sacrifício. Não existem técnicas milagrosas. Mesmo com toda essa bagagem ainda tropeço e nem sempre consigo ajudar completamente as pessoas. Infelizmente o trabalho que eu e colegas da psicologia e coaches competentes fazemos, não depende só de nós, mas daqueles que nos procuram. Os clientes são os grandes protagonistas da mudança. Nenhum de nós, os profissionais, somos capazes de fazer o ‘milagre da mudança sozinhos’, mas tenho certeza que cada um de nós acreditada muito que é possível fazê-la.

Alguns profissionais da psicologia brigam com o Coaching, mas ele não é o vilão da história. O Coaching é uma tecnologia, um método, uma ferramenta que pode contribuir muito para que essa mudança ocorra. O Coaching é como um pincel na mão de um artista, alguns usarão com maestria e outros não, assim como em qualquer outra atividade profissional. Um cirurgião não depende só de sua técnica, sua experiência, sua expertise, ele também depende do funcionamento de um organismo e de outras variáveis para que seu trabalho seja um sucesso.

Mas o que o Coaching tem a ver com mudança de vida?

Como disse, o Coaching é uma tecnologia e vem sendo cientificamente estudada por pessoas sérias e competentes. Me deparo com muitas pessoas que gostariam que as coisas fossem diferentes, mas infelizmente a mudança depende de um desejo muito grande de mudança – MUDA QUEM QUER MUITO MUDAR. O coaching pode contribuir muito, pode ser realmente um divisor de águas na vida das pessoas.

Levamos uma vida cheia de compromissos, contas para pagar, filhos para criar, relacionamentos para arrumar… cada um de nós mata um leão por dia. Muitas vezes desalinhamos nossos valores, ou o que realmente é importante, rumamos desordenadamente através da vida porque muitas vezes não dá tempo de parar para realinhar, resgatar ou mesmo descobrir o que REALMENTE IMPORTA, temos medo de parar e perder o trem que nem sabemos direito para onde vai nos levar.

O coaching provoca essa parada. Seu método e suas ferramentas nos ajudam a definir para onde vamos, o que queremos, o que para cada um de nós é de fato importante. Levantando esse conhecimento olhamos de um novo modo para a nossa vida, decidimos melhor e com mais propriedade e coragem para onde e quando devemos ir.

O coach se torna um parceiro na jornada da mudança, ele faz o papel de um guia em uma cidade nova onde nada se conhece ainda. Muitas vezes ser psicólogo ajuda, mas nem sempre. Psicólogo gosta de resolver problemas, esta é a nossa tendência e coaches buscam soluções! Acredite existem diferenças e é preciso muito treino para não cair em armadilhas.

Não acreditem em soluções mágicas, mas acredite que se você quiser muito buscar uma transformação na sua vida é possível e sim um bom trabalho de Coaching pode te ajudar muito a fazer isso.

Eu acredito.

Venha conhecer o Coaching com a gente! http://aldamarmo.com.br

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

comentários

Alda Marmo © 2017 Todos os direitos reservados