De um lado do paraíso a PSICOLOGIA do outro o COACHING! - Aldamarmo De um lado do paraíso a PSICOLOGIA do outro o COACHING! - Aldamarmo

De um lado do paraíso a PSICOLOGIA do outro o COACHING!

Por Alda Marmo | Publicado em 06/02/2018 | Categorias: Alda Marmo, Coaching For You, CTalk

levasse

O homem é um animal de complexidade ímpar. Faz escolhas, toma decisões, influencia e é influenciado pelo ambiente em que vive. Conhecemos as alegrias e dores do viver e elas se dão a partir das relações que mantemos com as pessoas que fazem parte da nossa vida.

A família é a primeira faca de 2 gumes que conhecemos. Nos acolhe, alimenta, protege, nos mostra o que é afeto ou não. Membros da família esfaqueiam sim. Muitas vezes nem conseguem proteger, mesmo, morando embaixo do mesmo teto. As relações que se estabelecem no início da nossa vida, sejam as boas, as ruins, as maravilhosas e as devastadoras, fazem todas parte da constituição de quem nos tornamos.

Todos carregamos dores e delícias. Todos temos cicatrizes. Algumas permitem que levemos uma vida normal.

Algumas dores são tão profundas que impedem uma vida “normal”. Algumas dores produzem transtornos. Transtornam a vida de quem as sente e de quem vive por perto.

Dotado de inteligência ímpar, o homem, ao longo de sua evolução, arrumou muitas maneiras de solucionar seus problemas. Criou máquinas, remédios, crenças e métodos, para tornar a vida melhor, para prevenir novos problemas ou para aliviar a dor.

A psicologia  é um dos campos do conhecimento humano que se desenvolveu para resolver problemas e buscar soluções para problemas humanos. A psicologia é respaldada por estudos e pesquisas científicas, é também uma profissão regulamentada pela Lei 4.119, de 27 de agosto de 1962, os cursos de Psicologia são aprovados e fiscalizados pelo Ministério da Educação e o Ministério da Saúde reconhece a Psicologia como uma profissão da saúde. Outros países do mundo também consideram a psicologia um campo de conhecimento e reconhecem a graduação em psicologia como a formadora para o profissional psicólogo.

O psicólogo estuda durante 5 anos para obter uma licença profissional. Alguns não deixam nunca de estudar, buscando níveis cada vez mais elevados e rígidos de formação. Terapia não é conversinha. Não é coisinha de mulher é um campo do saber, de pesquisa, passível de código de ética e regimentos  assim como a engenharia e a medicina.

Terapia lida com o sofrimento humano de diferentes ordens.

Nem advil, nem raio X, nem antibiótico, nem vacina ou transplante tratam os sintomas nem tampouco aliviam as dores que são tratadas em psicoterapia por um psicólogo. Métodos e técnicas foram estudadas, pesquisadas, desenvolvidas e por fim aplicadas na prática para que problemas fossem solucionados.

Muita gente ainda é bastante ignorante e acha que terapia é coisa de gente louca, gente que não tem o que fazer, gente mimada, gente que não tem que acordar cedo para trabalhar e sustentar a família. Acha que não adianta, que é bobagem ou frescura. Não é. Existem dados e muito resultados bons por aí para quem quiser ver com os próprios olhos.

Muitos têm vergonha de assumir que querem, precisam ou deveriam fazer terapia. O que os outros iriam dizer não é mesmo?

O homem não para de buscar solução para os problemas que muitas vezes ele mesmo produz.

Um belo dia, o homem criou um método para solucionar algum de seus problemas e o chamou de “coaching”.

Esse método teria certas finalidades e poderia ser aplicado em determinado público.

Esse método, por sua vez, lida com autoconhecimento, com desejos, com características pessoais, performance, etc. Na verdade, lida com vários aspectos que são também aspectos que a psicoterapia lida.

SINAL VERMELHO!!! PERIGO!!! CUIDADO!!!

É aqui que tudo se confunde!

Existe remédio para dor de garganta que é diferente de remédio para dor de barriga ou de dente. Existem métodos diferentes para tratar de  pessoas com transtornos emocionais diferentes, assim como remédios específicos para as diferentes dores do corpo. Bem como existem métodos para ensinar pessoas a organizar seu tempo, suas finanças, seu guarda roupa ou sua vida profissional/pessoal.

O coaching é APENAS um método de encorajamento, organização e planejamento de ações para o alcance de um objetivo.

Há anos venho ensinando e orientando pessoas sobre o método de coaching. Sou psicóloga formada pela PUC/SP, mestre em Análise Experimental do Comportamento, já fiz pesquisa científica publicada e apresentada no exterior. Já investi muito tempo e dinheiro em supervisão e cursos de especialização. Já dei muitas aulas e estudei de novo para montá-las. Leio e acredito que minha formação ainda está em construção. Um dia me matriculei em um curso que oferecia formação em coaching. Fiz o curso completo e depois disso ainda fiz mais uns cinco cursos sobre o método. Me intitulo Psicóloga e Coach.

Coaching é um método e serve para um determinado propósito, não cura, não trata e o Coach não está habilitado a fazer o que um psicólogo faz. Cursos de Coaching são oferecidos por empresas e não são regulamentados por nenhum órgão ou conselho federal ou regional. Nenhum coach pode fazer o serviço de um psicólogo ou aplicar ferramentas e técnicas que fazem parte de seu escopo profissional sem que seja um psicologo.

O método de coaching também possui ferramentas e técnicas, muito boas por sinal e que podem e deveriam ser aplicadas pelo psicologo quando este lida com questões parecidas com as que o coach lida.

Assim:

Acredito que todo psicólogo pode ser um bom Coach e acredito que nenhum Coach pode ser um psicólogo a não ser que se forme para tal.

Acredito que um Cardiologista pode ser um bom decorador mas que um decorador não pode fazer uma cirurgia cardíaca.

Acredito que possam existir profissionais bem formados e aqueles que apenas concluem uma graduação.

Acredito que a TV seja no Brasil ou em outro lugar do mundo visa o lucro e não a educação.

Acredito que empresas ou pessoas que tem muito dinheiro muitas vezes usam seu dinheiro em favor próprio.

Acredito que eu acordo todo dia para ajudar as pessoas que me procuram a ter uma vida melhor.

Alda Marmo

comentários

Alda Marmo © 2017 Todos os direitos reservados | Desenvolvimento por Alphabrand