Mãe de adolescente - Aldamarmo Mãe de adolescente - Aldamarmo

Mãe de adolescente

Por Alda Marmo | Publicado em 07/05/2018 | Categorias: Alda Marmo, Coaching For Teens

Mãe de adolescente.

De repente nos damos conta que aquele pequeno ser não precisa e não quer que fiquemos juntos com ele no aniversário do amigo, que não precisa que façamos companhia no cinema e que prefere comprar lanche na cantina ao invés do sanduíche e do suco que mandávamos na lancheira. Aliás o abandono da lancheira provavelmente é o termômetro da chegada dos nossos filhos na adolescência. Chega uma hora que eles não precisam mais delas e como numa mágica, de um ano para outro, o recreio se torna intervalo e eles adolescentes.

Para alguns é de repente, para outros a transição é mais lenta, de uma maneira ou de outra as mudanças vão acontecendo dentro, fora, em cima e em baixo também. Nós mães vamos tentando acompanhar o movimento mas nem sempre conseguimos ser tão rápida como eles.

Adolescência é o tempo da confusão. Para eles que estão começando a colocar as caras no mundo e também para nós que temos que lidar com seres que às vezes mais se parecem mais com extraterrestres. Estávamos tão acostumadas com aqueles meninos e meninas sob nossa guarda e controle que tomamos alguns sustos com esse movimento da adolescência.

Mas hoje quero aqui chamar atenção para uma questão especial. Apesar de sermos mães, somos também mulheres, casadas ou solteiras que devem separar um tempo exatamente para exercer esses outros papéis. Vejo no consultório mães que esquecem que além de mães devem ser também aquilo que querem e que desejam ser. Sendo seu filho adolescente, já está mais do que na hora de atribuir a ele(a) atividades que antes só pertenciam a você. Geralmente as tarefas de casa são mais fáceis de serem redistribuídas, mas outras tarefas podem entrar nessa empreitada. Parar o carro no estacionamento enquanto seu filho(a) entra no banco para pagar uma conta. Deixá-los no supermercado enquanto você faz as unhas, são alguns exemplos que podem ser executados. Sim eles vão “chiar”, mas é característico da adolescência “chiar”. Deixe-os chiarem. É importante para o desenvolvimento de um filho(a) que ele seja autônomo, responsável e respeitoso(a) e essas coisas se aprendem com experiências práticas e melhor ainda se vierem de casa, mães ensinam com cuidado e amor.

O que seu filho sabe sobre você? Sobre seus sonhos? Sobre os sacrifícios que fez ou faz para que ele leve a vida que leva?

Já pensou vê-lo(a) como uma pessoa e começar a dividir conversas mais maduras com eles(as)?

Acredito que muitas de nós, mães de adolescentes, continuamos a tratar nossos filhos como eternas crianças e a poupá-los de muitas conversas e informações importantes, sobre a vida e o viver. Vejo mães educando seus filhos no mundo de Nárnia, onde a mágia é comum, onde fenômenos acontecem…Tipo, a comida saiu do supermercado embalada e de repente aparece na mesa temperada e quente, a roupa suja e fedida que estava no cesto de roupa suja de repente aparece no guarda roupa cheirosa e passada. A luz de casa acende e o wi-fi funciona!!! Oh! E tudo isso acontece sem que os moleques e as molecas façam A B S O L U T A M E N T E nadica de nada!

Chega de Nárnia, traga seu filho(a) para o mundo real e se apresente para ele(a)

Além de mãe, seu filho lhe vê como? Ele vê a mulher que vive em você?

Se a resposta for negativa, lembre-se que é importante que ele conheça a mãe dele por inteiro. É na adolescência que eles começam a reparar e observar melhor as pessoas em volta deles é nesse momento que eles começam a comparar, avaliar, ter opiniões e sobretudo admirar as pessoas. Nessa fase eles vão buscando modelos para seguir. Assim é importante que ele saiba quem você é! Que tem desejos, sonhos e direitos e não só deveres de mãe! Talvez, em algum momento, se você tiver sorte ele com gosto, amor e por respeito a pessoa que você é, vai se sacrificar um pouco por você e aí minha amiga, você saberá que cuidar de você faz parte de criar um filho melhor para o mundo!

Feliz dia das mães pra você!

comentários

Alda Marmo © 2017 Todos os direitos reservados | Desenvolvimento por Alphabrand